Quem Somos


A Sede do Centro de Apoio à Criança fica situada na Rua Cosme Santos, nº 93 – Centro – Itapiúna / CE, e atende famílias da sede do Município e dos Distritos de Palmatória e Caio Prado. Através do convênio com o Child Fund Brasil o Ceacri se estende aos municípios de Ibaretama (Sertão Central) e Baturité (Maciço de Baturité), atendendo a um total de 2.174 famílias em 69 comunidades distintas, e partindo das principais demandas sociais detectadas junto à comunidade. Contando com a participação ativa da população, visamos a inclusão e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários dos inscritos e assistidos em nossos Projetos.

O Ceacri é uma Organização da Sociedade Civil fundada em 30 de dezembro de 1987, de direito privado, beneficente, com fins não econômicos e de atendimento e promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social, que oferece serviços gratuitos e permanentes para pessoas em risco de vulnerabilidade social, sem distinção de nacionalidade, sexo, cor, crença religiosa e política.

O Centro de Apoio à Criança surgiu do desmembramento da Sociedade de Proteção á Saúde de Itapiúna na busca de um espaço próprio para os Itapiunenses debaterem ideias e buscar melhorias e desenvolvimento para as famílias e comunidades locais. Ao longo desses mais de  trinta anos, a Organização passou por várias mudanças, a principal delas, há seis anos atrás, com a unificação do convênio com o ChildFund Brasil, foi a ampliação do atendimento aos muncípios de Ibaretama (travessia) e Baturité (Candeia) e a inclusão de tecnologias sociais reconhecidas no mundo inteiro que ajudam na transformação das vidas de nossas crianças e famílais, como o Gold.+, Aflatoun, Aflateen, Olhares em foco, MJPOP e Luta pela paz.

A entidade oportuniza à comunidade a participação em atividades dos projetos sociais direcionados às áreas de saúde, nutrição, educação e socialização, visando o resgate da cultura, da dignidade, o processo de cidadania, a participação conjunta da comunidade, tendo como foco crianças, adolescentes, jovens, adultos e famílias carentes atendidados pela entidade.



O Principal parceiro do Ceacri é o Child Fund Brasil. A Organização  também possui o apoio pontual do Instituto Nordeste de Cidadania, e no ano de 2017, contou com a parceria da Fundação Itaú Social e da Prefeitura Municipal de Itapiúna. Todos os parceiros, juntos, contribuíram para o fortalecimento do desenvolvimento das potencialidades e aquisições das crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social do município de Itapiúna, Baturité e Ibaretama, fortalecendo o processo de empoderamento e novas vivências, com o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, relações de afetividade e de solidariedade, e o respeito para uma formação cidadã.
Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Política de Proteção Infantil (PPI), adotados pelo Centro de Apoio à Criança, nossos projetos privilegiam a participação ativa dos beneficiários em todas as etapas desta construção, reforçando mais uma vez que o trabalho não é feito para, mas com as crianças, os adolescentes e as famílias em situação de vulnerabilidade social.

O atendimento é realizado em atividades distribuídas nos cinco dias da semana (segunda a sexta), atendendo em contraturno escolar com ações socioeducativas para crianças, e adolescentes e jovens aliadas às metodologias Aflatoun (Educação financeira para crianças) e CLAVES (proteção contra abusos). Os horários dessas atividades são intercalados com atividades lúdicas, de arte e lazer, sempre acompanhadas por um instrutor com conhecimentos e habilidades específicos, monitorada e auxiliada pela gestão do grupo.

          ·           Ideologia: Missão, Visão, Valores

Nossa Missão é Promover o bem estar das crianças, adolescentes, jovens e adultos no contexto familiar e comunitário, resgatando a cidadania com ações nas áreas de educação, saúde e socialização, que possibilitem o crescimento individual e coletivo.
Nossa Visão é ser reconhecida nacionalmente como entidade eficiente na formação social e comunitária com a promoção da cidadania.
Adotamos como principais valores a ética, transparência, participação, igualdade e solidariedade.

          ·           Gestão
O Ceacri é administrado por um Conselho de Pais, eleito em assembleias pelas famílias inscritas, que escolhem uma diretoria composta por Presidente, Vice-presidente, Tesoureiro, Secretário, 3 conselheiros fiscais titulares e 2 suplentes, para um mandato de três  anos e que se reúnem mensalmente para planejamento e tomada de decisões.

Copyright © ::: Centro de Apoio á Criança :::. Telefone (88) 3431-1122 / WhatsApp: (88) 9 8135 8705 / E-mail: contato@ceacri.org.br