Profissionais do Centro de Apoio à Criança participam de evento sobre violência doméstica infantil e parentalidade lúdica em Fortaleza


O gestor social do Centro de Apoio à Criança, Erivaldo Paiva, juntamente com a educadora Adriana Pereira, Debora Santos e Gisele Jerônimo (brincante), participaram do evento “A violência doméstica contra crianças e a parentalidade lúdica como estratégia de prevenção”, realizado nesta quarta-feira, 03 de maio, em Fortaleza (CE). O ChildFund Brasil apresentou as descobertas da Pesquisa Nacional da Situação de Violência Contra Crianças no Ambiente Doméstico, com foco no estado do Ceará. O evento foi organizado em parceria com a Secretaria da Proteção Social do Estado, por meio do programa Mais Infância Ceará.

O estudo revelou que 73,8% dos casos de violência ocorreram na casa onde residiam a vítima e o suspeito e 16,9% ocorreram na casa da vítima. As principais denúncias de violência contra crianças no Ceará foram relacionadas à integridade física: 38,2% envolveram maus-tratos, risco à saúde, agressão, lesão corporal ou tortura física. O ChildFund Brasil também entrevistou professoras da rede municipal de ensino em Fortaleza (CE) para compreender como as escolas percebem e lidam com a violência infantil.

As entrevistadas entendem o espaço escolar como fundamental e imprescindível para as crianças comerem, socializarem, aprenderem e serem educadas. Ressaltaram também a importância da oferta de treinamentos sobre direitos humanos e violência doméstica contra as crianças para a equipe escolar.

O encontro contou com a participação de Onélia Santana, secretária de Proteção Social do Estado do Ceará, e promoveu a integração entre as ações desenvolvidas pelo ChildFund Brasil e o Programa Mais Infância Ceará para combater a violência contra crianças no ambiente doméstico e promover o desenvolvimento infantil.

A organização também mostrou os resultados alcançados pelo projeto Brinca e Aprende Comigo, que conta com o apoio da The LEGO Foundation e realiza ações para fortalecer a parentalidade lúdica no Ceará, e esclareceu como isso pode ser uma estratégia para prevenir a violência contra crianças.

A abertura do evento foi realizada por Maurício Cunha, diretor de País do ChildFund Brasil e Onélia Santana. Em seguida, ocorreram as exposições Brinca e Aprende Comigo: Resultados alcançados para a prevenção da violência, conduzida por Sofia Rebehy e Resultados da Pesquisa da Situação de Violência Contra Crianças no Ambiente Doméstico – Ceará, com Cristiano Moura, coordenador de Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem do ChildFund Brasil e Águeda Barreto, coordenadora de Advocacy do ChildFund Brasil.
Copyright © ::: Centro de Apoio á Criança :::. Telefone (88) 3431-1122 / WhatsApp: (88) 9 8135 8705 / E-mail: contato@ceacri.org.br